PUB
Sogrape - Mateus Rosé

Governo lança concurso para alargamento de Porto de Leixões até final do ano

Governo lança concurso para alargamento de Porto de Leixões até final do ano

A Ministra do Mar adiantou esta quarta-feira que a obra, no valor de 140 milhões de euros, deverá estar concluída “antes de 2024”.

Em visita às instalações do Porto de Leixões, a ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, disse acreditar que os trabalhos de prolongamento do molhe sul da infraestrutura portuária de Matosinhos e aprofundamento da bacia de rotação de navios, para um novo terminal de contentores, deverão estar concluídos antes de 2024, data inicialmente estipulada para o término da obra.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Esta nova empreitada no maior porto do Norte do país deverá demorar cerca de seis anos a ser realizada e o investimento será de 140 milhões de euros. Terá três fases: a extensão, aprofundamento da bacia de rotação e das acessibilidades marítimas e a construção do terminal.

O concurso público para a primeira parte da obra – a extensão do molhe – ainda não foi lançado. A ministra afirmou ser seguro adiantar que até ao final do ano será publicado. “Penso que antes de 2024 estará a obra concluída”, avançou.

A ministra sublinhou que este projeto “já não precisa de ser aprovado” por existir “uma resolução do Conselho de Ministros com a estratégia de competitividade dos portos do continente aprovadas pelo Governo”, referindo-se ao Plano Estratégico para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente, que afirma ter sido publicado em Diário da República em novembro de 2017.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer