Na reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira, 8 de agosto, foi aprovado um investimento de 65 milhões de euros para a criação de um novo centro de atendimento clínico no Porto, a ser instalado no Hospital da Prelada, em parceria com a Misericórdia do Porto. Este centro terá como objetivo aliviar as urgências hospitalares, recebendo casos não urgentes com pulseiras verdes e azuis.
De acordo com o Porto Canal, o Centro de Atendimento Clínico (CAC) do Porto começará a funcionar na última semana de agosto e, tal como o CAC de Lisboa, estará operativo todos os dias da semana, das 08:00 às 20:00. A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, revelou que esta iniciativa faz parte do Plano de Emergência e Transformação na Saúde do Governo, que visa implementar centros semelhantes noutras regiões do país.
Atualmente, há interesse por parte de várias unidades locais de saúde para a criação de novos centros. A ministra adiantou que, a partir de outubro, o Governo pretende abrir mais unidades para enfrentar o inverno com uma maior rede de atendimento.