Revista Sabe Bem PD - julho/agosto

Governo autoriza Hospital de São João a gastar 22,5 milhões na ala pediátrica

Governo autoriza Hospital de São João a gastar 22,5 milhões na ala pediátrica

O Governo autorizou o Centro Hospitalar Universitário de São João a gastar 22,5 milhões de euros para construir e equipar a nova ala pediátrica até 2021, revela uma portaria publicada esta segunda-feira, no Diário da República.

Segundo avança a TVI24, com este documento o hospital fica autorizado, em 2019, a assumir um encargo até 3,7 milhões de euros, o mesmo que em 2021, sendo 2020 o ano relativo ao montante mais elevado, 15 milhões de euros.

Para a diretora clínica do Centro Hospitalar Universitário de São João, a garantia do financiamento público por parte do Governo para a construção da ala pediátrica era o “único elo” que faltava. “Agora, acredito que a obra vai acontecer. Haver uma segurança do Estado em garantir financiamento público era o último elo que nos faltava para garantir que, efetivamente, a ala pediátrica vai ser construída”, afirmou Maria João Baptista.

A responsável classifica esta notícia como “muito importante e marcante” para a história do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e acredita que a empreitada arrancará ainda este ano, prevendo que esteja concluída em 2021.

“Ao fim de dez anos temos uma garantia muito sólida de que vamos começar em breve a construção da ala pediátrica, ou seja, previsivelmente em 2021 vamos ter uma ala pediátrica que é fundamental para o centro hospitalar e para os profissionais, mas sobretudo para a comunidade, o SNS e as crianças e famílias”, sustentou.

Recorde-se que nos últimos oito anos o serviço de pediatria do Hospital de S. João funcionou em contentores. Só em maio, as crianças foram, de novo, transferidas para o edifício central.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes