PUB
Galiza3

Gondomar une-se ao projeto “Gigantes Verdes” para proteger árvores monumentais

Gondomar une-se ao projeto “Gigantes Verdes” para proteger árvores monumentais

Gondomar foi escolhido como um dos dez concelhos participantes no projeto ambiental “Gigantes Verdes”, que tem como objetivo identificar e proteger árvores de grande porte, fundamentais para a biodiversidade e para combater as alterações climáticas.

Criado em 2018 em Lousada, o projeto passou a ser gerido pela VERDE – Associação para a Conservação Integrada da Natureza em 2021. Recentemente, recebeu um financiamento de 100.000€ do Programa EDP Energia Solidária, permitindo a sua expansão para novos municípios. Entre os territórios envolvidos, encontram-se Gondomar, Valongo, Paredes, Penafiel, Lousada, Felgueiras, Paços de Ferreira, Seia, Manteigas, Sabugal e Fornos de Algodres.

As chamadas “Gigantes Verdes” são árvores que ultrapassam 1,5 metros de perímetro medidos a 1,3 metros do solo, ou seja, árvores tão grandes que uma pessoa adulta não consegue abraçá-las. Estas árvores são essenciais para o equilíbrio ambiental, fornecendo abrigo a inúmeras espécies e desempenhando um papel importante na captura de carbono.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Em Gondomar, de acordo com a autarquia, o projeto inclui a criação de uma rede de “Embaixadores de Gigantes Verdes”, que terá a participação de jovens, especialistas locais e naturalistas. Estes embaixadores vão mapear e estudar estas árvores. Para envolver a comunidade, serão promovidas formações técnicas, passeios abertos ao público e o uso de uma plataforma colaborativa, onde qualquer cidadão pode identificar e registar árvores monumentais.

Os gondomarenses que desejem contribuir podem inscrever-se como embaixadores e ajudar a proteger estas árvores excecionais.

Com esta participação, Gondomar reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade e a valorização do seu património natural, incentivando os cidadãos a assumirem um papel ativo na preservação do ambiente.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce3 até 30/01