A reabertura dos mercados e feiras do concelho de Gondomar é acompanhada de algumas medidas sanitárias, como o uso de máscara ou viseira por parte de comerciantes e clientes e a higienização regular das mãos.
Prosseguindo com a segunda fase do plano de desconfinamento, a Câmara de Gondomar reabriu os mercados e as feiras do Município. Assim, esta terça-feira realiza-se já a Feira de Vila Verde (São Pedro da Cova), estando ainda programadas a Feira de Gondomar (21 de maio); as Feiras de Rio Tinto e Bela Vista (23 de maio); a Feira Complementar de Gondomar (S. Cosme) (27 de maio); e a Feira de Melres (2 de junho).
“A reabertura destes espaços está condicionada ao cumprimento de todas as normas e recomendações veiculadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), de modo a garantir as condições de segurança e higiene no exercício da sua atividade”, salienta a autarquia.
Para além do uso de máscara ou viseira por parte de comerciantes e clientes e a higienização regular das mãos, a Câmara de Gondomar implementou uma conjunto de medidas sanitárias. Assim, recomenda-se a colocação de divisória entre feirantes, até uma altura de dois metros do pavimento, em lona, acrílico ou outro produto que impeça a comunicação física entre os espaços de venda, exceção para os espaços de venda não contíguos ou quando os feirantes optem por distanciar-se dois metros entre as bancas ou mostruários.
“Nos espaços de venda das feiras os clientes deverão atendidos da seguinte forma: até três metros de frente: uma pessoa; até seis metros de frente: duas pessoas; até nove metros de frente: três pessoas; mais de nove metros: máximo de quatro pessoas, devendo os feirantes colocar meios adequados ao cumprimento desta limitação”, explica a autarquia.
No interior das lojas dos mercados, só poderão ser atendidas duas pessoas em simultâneo. Já nas lojas em que o cliente é atendido desde o seu exterior, aplica-se as regras de atendimento no espaço de venda das feiras;
Nos espaços de venda localizados no exterior do Mercado da Areosa devem cumprir-se as regras específicas para as feiras, e a utilização máxima simultânea permitida no elevador deste Mercado é de duas pessoas.
Foto: CM Gondomar