A Câmara Municipal de Gondomar anunciou o regresso da Noite Branca às ruas do concelho, a 3 de setembro, “com uma programação reforçada”. Diogo Piçarra e Ana Bacalhau são os artistas musicais em destaque na edição deste ano, que conta com perto de 300 artistas e mais um palco. Esta iniciativa “dá o mote para o arranque das Festas do Concelho”, que se prolongam até 9 de outubro.
A Noite Branca de Gondomar irá contar, assim, com performances musicais e teatrais, animação de rua, estátuas vivas, apresentações cénicas, artesanato e comércio aberto. “A programação está dividida em seis palcos”, e a autarquia salienta “a estreia do palco Urbano com a atuação de bandas Pop e Rock”.
No palco D’Ouro, “o destaque vai para as atuações de Diogo Piçarra e Ana Bacalhau, seguidas dos DJ’s Olga Ryazanova e Peter Guma”. Já no palco dedicado aos anos 80, a animação estará a cargo dos DJ’s Pantaleão, Rita Mendes e PP.
A música eletrónica local e nacional estará presente no palco Eletrónico e o palco Tradições “é a montra para o movimento associativo do concelho, contando ainda com fados e música tradicional”. Por sua vez, o Palco Performances irá proporcionar “espetáculos aéreos, de fogo, entre muitos outros”.
O vice-presidente da Câmara Municipal, Luís Filipe Araújo, afirma que “a Noite Branca de Gondomar tem crescido para se tornar uma referência cultural não só ao nível regional, mas sobretudo e cada vez mais ao nível nacional. É com essa ambição renovada que partimos para mais uma edição que queremos que seja de retoma mas também de crescimento”.
O município recorda que em 2019 a Noite Branca de Gondomar recebeu mais de 120 mil pessoas, acrescentando que o sucesso deste evento “valeu-lhe já a nomeação, na categoria Best Festivity, para os Iberian Festival Awards, concorrendo com outros eventos culturais e populares de Portugal e Espanha ao título de «Melhor Festividade Ibérica»”.
As informações relativas à Noite Branca 2022 estarão em constante atualização aqui.
Foto: CM Gondomar