Recheio

Gondomar inaugura Pequena Rota “Linha de Midões e Moinhos de Jancido”

Gondomar inaugura Pequena Rota “Linha de Midões e Moinhos de Jancido”

O percurso, em Foz do Sousa, com mais de 5 km, “corresponde à antiga linha de caminho de ferro por onde circulavam os vagões que transportavam o carvão, desde a mina de Midões até à foz do rio Sousa, onde este era depois carregado em barcos que seguiam rio abaixo para a cidade do Porto”.

Este é um percurso para fazer sem pressas, sendo perfeito para adeptos de caminhadas e pedaladas ao ar-livre. Além de respirar ar puro, os visitantes têm a oportunidade de descobrir os oito moinhos recuperados – a principal atração do percurso – e apreciar a diversidade da fauna e flora local.

Homologado pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP), a Pequena Rota “Linha de Midões e Moinhos de Jancido” envolveu um investimento municipal de mais de 11 700 euros.

A verba foi aplicada na elaboração do projeto e aquisição de sinalética, limpeza e preparação do percurso e zonas envolventes, aquisição dos painéis informativos e gravação dos barrotes de madeira, considerados como “essenciais para uma réplica da Linha de Midões”.

De acordo com a Câmara de Gondomar, está já a ser preparada a trabalhar uma segunda fase desta Pequena Rota, prevista ainda para o verão deste ano.

Foto: CM Gondomar

PUB
www.pingodoce.pt/responsabilidade/bairro-feliz/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=070521-bairro&utm_campaign=bairrofeliz

Viva! no Instagram. Siga-nos.