Incentivar à separação, de forma simples e cómoda, dos resíduos de jardim, é o objetivo da iniciativa levada a cabo pela Câmara Municipal de Gondomar em parceria com a Lipor.
A LIPOR e os seus Municípios Associados promovem a recolha gratuita de resíduos verdes junto dos cidadãos, através de serviços gratuitos de recolha a pedido, porta à porta ou em sistemas de proximidade.
Com o objetivo de incentivar à separação, de forma simples e cómoda, dos resíduos verdes, o Município de Gondomar está a distribuir gratuitamente 2 mil mini-bags com identificador eletrónico.
A iniciativa é dirigida a munícipes que residam em casas com jardim, em zonas previamente identificadas.
Os munícipes devem acondicionar os resíduos de jardim no saco reutilizável agora disponibilizado e solicitar, gratuitamente, a recolha seletiva através do Serviço de Recolha a Pedido disponibilizado pela autarquia. O agendamento poderá ser efetuado através do 800 200 129 e/ou entregando nos Ecocentros/equipamentos de via pública disponibilizados no concelho e dedicados ao efeito.
Recorde-se que a Câmara de Gondomar tinha já distribuído, no ano passado, cerca de 2.100 mini-bags, estes sem identificador eletrónico. “Agora, estes novos equipamentos com identificador eletrónico RFID de ultra frequência permitirão ao Município efetuar a gestão e monitorização das recolhas de forma automatizada, possibilitando otimizar os serviços disponibilizados ao cidadão”, assinala a autarquia.