PUB
Amanhecer

Gondomar: concluída primeira fase de testes nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas

Gondomar: concluída primeira fase de testes nas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas

Todos os utentes e funcionários das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas da rede solidária e privada do concelho de Gondomar foram testados à Covid-19, tendo-se verificado uma “baixa taxa de resultados positivos”.

O Município de Gondomar testou todos os funcionários e utentes, tendo realizado um total de 852 testes de despiste, dos quais 445 a profissionais e 407 a utentes.

Os resultados revelaram uma baixa taxa de positivos.

“A baixa taxa de resultados positivos verificados adveio, entre outros, das medidas e planos de contingência adotados, desde a primeira hora, pelas instituições”, salienta o portal da Câmara de Gondomar, sem contudo adiantar o número de infetados.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

À Lusa, o presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, disse terem sido realizados testes em 29 lares, um número que inclui os estabelecimentos públicos, privados e as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), e a taxa de positivos revelou-se “inferior a 5%”.

Verificaram-se, ainda, casos em que houve a necessidade de desinfeção dos espaços, serviço que foi assegurado pela equipa especial da GNR e pelo Serviço Municipal de Proteção Civil.

A ação de despistagem entra agora numa segunda fase com a despistagem das equipas dos lares residenciais para pessoas com deficiência, casas de acolhimento residencial – crianças e jovens e serviço de apoio domiciliário.

“Com carácter prioritário e inserida numa política de proteção dos grupos mais vulneráveis à pandemia”, a campanha resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Gondomar, o ACES Gondomar, a Unidade de Saúde Pública e o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2