Philips

GNR na estrada com “Operação Natal e Ano Novo”

GNR na estrada com “Operação Natal e Ano Novo”

A partir desta terça-feira, 20 de dezembro, e à semelhança do que é habitual nesta altura do ano, a Guarda Nacional Republicana (GNR) está de volta às estradas portuguesas com a “Operação Natal e Ano Novo 2022”.

Em vigor até ao dia 2 de janeiro do próximo ano, a iniciativa visa “combater a criminalidade e intensificar o patrulhamento rodoviário nas vias de maior tráfego” e, simultaneamente, garantir “as festividades e as deslocações em segurança, em todo o território nacional”.

Segundo adianta a força de segurança, durante a operação, serão ainda adotados “mecanismos de prevenção e sensibilização da população” para que se evite a “ocorrência de furtos no interior de residências e estabelecimentos durante este período em que as pessoas se ausentam das suas casas”.

De forma a cumprir com todos os objetivos traçados, a GNR aconselha a população que se vai deslocar da sua área residência no Natal e Ano Novo a informar “as autoridades policiais da sua área de residência, para que se possa programar o patrulhamento”. Simultaneamente, os cidadãos devem ainda “verificar o funcionamento dos alarmes, quando existam, e o fecho correto de portas e janelas, entre outros aspetos”.

O patrulhamento das estradas estará em vigor durante toda a duração da “Operação Natal e Ano Novo”, mas terá especial incidência entre os dias 22 e 26 de dezembro e 29 de dezembro e 2 de janeiro de 2023.

“A Guarda estará particularmente atenta aos comportamentos de risco dos condutores, nomeadamente o excesso de velocidade, as manobras perigosas, a correta sinalização e execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem, a utilização indevida do telemóvel, à circulação correta na via mais à direita em autoestradas e itinerários principais e complementares, bem como à incorreta ou à não utilização do cinto de segurança e/ou dos sistemas de retenção para crianças”, alerta.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sabe-bem-poupar-todos-os-dias/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=27012023-edicao71utm_campaign=sabebem