Numa semana em que é de começo e regresso de férias para muitos portugueses, a Guarda Nacional Republicana (GNR) emitiu algumas recomendações a ter em atenção na estrada, sobretudo no caso de se trataram de viagens longas.
Um dos primeiros e principais cuidados a ter em conta deve ser o de verificar que o veículo onde vai efetuar a viagem se encontra “em perfeitas condições mecânicas”.
De seguida, esta força de segurança aconselha os cidadãos a “programar cuidadosamente o itinerário” e a não impor “metas exageradas de tempo ou distância”. O ideal será parar em cada duas a três horas de condução “para descansar 10 a 15 minutos”.
Além disso, os condutores não devem “ingerir bebidas alcoólicas” nem “refeições pesadas”.
“Se tiver que acrescentar um reboque, deve atender à sua influência na direção, na aceleração e na travagem”, lê-se ainda na publicação feita pela GNR, na sua página de Facebook, que recorda a importância de, no caso de viajar com crianças, ter sempre, em lugar acessível, “água e alguns jogos ou livros que as possam entreter”. O objetivo, aponta, é que as crianças não fiquem impacientes e se transformem “em fatores de distração para o condutor”.
Adicionalmente, os condutores devem ter cuidado nos “volumes e objetos soltos” que transportam no veículo, de forma a que estes “não impeçam a visibilidade”.