PUB
Amanhecer

Global Future Design Awards 2020 distingue Viaduto das Andresas

Global Future Design Awards 2020 distingue Viaduto das Andresas

Da autoria do arquiteto Manuel Ventura, no âmbito do Euro 2004, o Viaduto da Andresas conquistou o primeiro lugar na categoria de Design Urbano dos prestigiados Global Future Design Awards 2020.

Elemento-chave do programa de melhoria das acessibilidades e infraestruturas rodoviárias para o Euro 2004, o Viaduto das Andresas foi distinguido internacionalmente, dezasseis anos após a sua conceção.

“O projeto de arquitetura, que se tornou num dos símbolos do crescimento da cidade e um marco do contínuo melhoramento das acessibilidades numa malha urbana em desenvolvimento, cumpriu uma outra importante função, ao completar o traçado da Avenida do Bessa, projetada nos anos 90 pelo mesmo arquiteto, Manuel Ventura, que lidera o gabinete Ventura + Partners, com sede no Porto”, assinala o portal de notícias da autarquia.

A infraestrutura foi também, na altura, pioneira pela nova metodologia de montagem, testada pela primeira vez em Portugal.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Construído peça por peça num estaleiro próximo da zona da obra, sem nunca interferir com o trânsito da cidade, a estrutura de 900 toneladas de aço foi em escassas duas horas posicionada sobre a VCI – Via de Cintura Interna, com recurso a gruas e camiões telecomandados”, salienta o site Wikimapia.

Os Global Future Design Awards são organizados pelo portal de arquitetura Architecture Press Release, com o objetivo de “reconhecer ideias que redefinem a arquitetura através da implementação de novas tecnologias, materiais, programas e estéticas, focando-se em temas como a globalização e a revolução digital”, refere o Porto..

Foto: ©Nelson Garrido e António Teixeira | Global Future Design Awards

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer