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“Ghostmaster” eleito melhor filme do Fantasporto em 2020

“Ghostmaster” eleito melhor filme do Fantasporto em 2020

“Ghostmaster”, “uma comédia fantástica” de Paul Young, foi o grande vencedor da 40ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto, que decorreu no Teatro Rivoli, de 25 de fevereiro a 8 de março.

“Dancing Mary”, do também japonês Sabu, conquistou o Prémio de Melhor Realização, enquanto a distinção para a melhor realização foi para Roderick Cabrido, com ‘Clarita’, uma produção filipina.

O prémio de Melhor Ator foi para Leif Edlund em “Koko-Di Koko-Da”, uma coprodução entre a Suécia e a Dinamarca. O Prémio para a Melhor Atriz foi de novo para a Ásia, concretamente para as Filipinas, para Christine Reyes no filme “Untrue”.

Roderick Cabrido, das Filipinas, leva também o importante prémio de Melhor Realizador pelo seu fantástico e terrífico filme “Clarita”.

O Prémio de Melhor Argumento foi para Chris Bavota e Lee Paula Springer, realizadores do filme “Dead Dicks’”, do Canadá, enquanto a distinção para a melhor curta metragem foi para Espanha, com o filme “Breaking and entering/Moros en la costa”, de Damiá Serra Cauchetiez.

O Prémio dos Melhores Efeitos Visuais foi para o russo de horror sobrenatural, “The Soul Conductor”, de Ilya Maximov. A menção honrosa do júri premiou mais uma produção asiática, o filme coreano “Fallen”, de Lee Jung-Sub.

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O primeiro filme que o festival exibe a concurso vindo de Taiwan, “Detention”, de John HSU, foi o vencedor do Prémio Especial do Júri da secção oficial Orient Express. “Bring Me Home”, de Seung-Woo Kim, cuja protagonista já tinha vencido o Prémio de Melhor Atriz, na Semana dos Realizadores, venceu o Grande Prémio Orient Express do Fantas 40 anos

O júri do Prémio de Cinema Português – constituído pela atriz Susie Filipe, a produtora Regina Machado, o escritor Danyel Guerra e o ator Rui Jorge Oliveira – decidiram atribuir o Prémio de Cinema Português 2020 ao filme de João Estrada, “Bunker”, dando ainda uma menção ao documentário de Luis Moya, “Por Detrás da Moeda”, filme que viria igualmente a receber o Prémio do Público.

A Escola Profissional de Imagem/Escola de Tecnologias Inovação e Criação ganhou o prémio destinado à Melhor Escola de Cinema, enquanto o Prémio de Criatividade, destinado a filme de escola, foi para ‘Leo’, de Maria Eduarda Rodrigues.

Milcho Manchevski, com “Willow”, foi o vencedor, pela segunda vez em três anos, do Grande Prémio da Semana dos Realizadores – Prémio Manoel de Oliveira na 40ª edição do Fantasporto – Festival Internacional de Cinema do Porto. “Um dos mais afamados realizadores da atualidade, já vencedor do Leão de Ouro de Veneza ou de Prémios em Berlim entre outros, em 2016 já tinha visto a sua obra homenageada no Festival do Porto com o Prémio por uma Carreira”, salienta o comunicado da organização.

O Júri Internacional atribuiu também dois importantes prémios ao húngaro Béla Bagoti, o Prémio de Melhor Realizador e Melhor Argumento – pelo seu filme “Valan – Valley Of The Angels”, o qual brevemente estreará comercialmente em Portugal. O Prémio para o Melhor Ator iria para Cem Bender do filme turco “Omar And Us”,  e o de Melhor Atriz para a coreana Yeong- Ae Lee, pela sua participação em “Bring Me Home”, de Seung-Woo Kim. O Prémio Especial do Júri foi para a obra de Francisco Bendomir, “Una Chica Invisibile”, um filme divertido vindo da Argentina sobre o uso da tecnologia.

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