
Os turistas que visitaram o Porto e Norte de Portugal durante o segundo trimestre de 2014 gastaram em média 487 euros, segundo o IPDT – Instituto de Turismo.
Trata-se de um aumento de 213 euros comparativamente aos 274 gastos em igual período em 2013. Esta subida poderá ser justificada pelo aumento significativo do tempo de permanência na região (75,9 por cento), correspondendo a um gasto médio de 77 euros por noite, mais 30 euros face ao período homólogo.
Os visitantes da região do Porto e Norte de Portugal deslocam-se à região uma a três vezes por ano, destacando-se aqueles que estão em visita a familiares/amigos ou em negócios.
O inquérito demonstra ainda que mais de 90 por cento dos inquiridos não ponderou escolher outro destino que não o Porto e Norte para realizar as suas férias. Os preços mais baixos e o desejo de conhecer a região são os fatores que mais influenciam a decisão. Após a visita, os inquiridos revelam-se satisfeitos e manifestam não só a intenção de voltar como de recomendar o destino.
Apesar de os turistas em negócios serem maioritariamente homens, nos segmentos do lazer e visitas a familiares e amigos, as mulheres assumem-se como o género mais frequente. 62 por cento dos turistas têm idades situadas entre os 26 e os 50 anos. Relativamente ao estado civil, 53 por cento são casados, 61 por cento exerce uma atividade por conta de outrem e 72 por cento apresenta rendimentos situados entre 2.000 e 4.000 euros, conclui o relatório.