CIN - VinylMatt

GarfoxFaca

GarfoxFaca

Jaime Ugalde e a sua companheira Elisa Rocha abriram o GarfoxFaca, a 1 de junho de 2021, numa das ruas do Centro Histórico de Guimarães. Trata-se de um negócio familiar, em que Elisa é confeiteira e encarregada da sala e Jaime Ugalde, o chef de cozinha.

O responsável conta que tomaram a decisão de abrir o espaço com o objetivo de oferecer uma cozinha diferente à cidade de Guimarães, “depois de muitos anos de trabalho em cozinhas de Espanha, Portugal e Brasil”.

A escolha do nome surgiu da ideia “de união das ferramentas que usamos para comer no ocidente, o garfo e a faca, além de serem aquelas com quais fazemos as decorações dos pratos das nossas sobremesas desde muito antes de pensar se quer em abrir o nosso próprio espaço”.

No menu deste espaço os visitantes vão poder escolher entre as tapas espanholas e algumas “com um toque galego e português”, as paellas e as várias sobremesas caseiras.

Jaime adianta também que têm uma “sugestão do dia com preços mais populares e pratos mais típicos de Portugal e Galiza”, sendo esta , “uma proposta um pouco diferente do nosso menu, mas que abre as portas do nosso espaço a outro tipo de clientes”.

A culinária Ibérica, nomeadamente as tapas e paellas, são o ex-libris do restaurante, visto que são os pratos mais procurados “quando se pensa em Espanha”. No que toca às iguarias mais pedidas pelos clientes do GarfoxFaca, Jaime revela que “as batatas bravas, as gambas al ajillo, as amêijoas à marinheira, as zamburinhas a la plancha, as croquetas caseiras de presunto, os langostinos crujientes e o polvo à feira”, são os eleitos.

A paella de mariscos da casa, o churrasco à galega e a picanha com queijo coalho, prato que trouxeram do nordeste de Brasil, são também muito procurados.

Para Jaime o que distingue o GarfoxFaca dos restantes estabelecimentos é o facto de se tratar de um restaurante pequeno, o que permite oferecer uma experiência mais pessoal. A experiência de trabalho em cozinhas de Espanha, Portugal e Brasil contribui também para a forma como o responsável cozinha os diferentes pratos, de um sabor muito próprio.

O restaurante tem capacidade para 24 pessoas no espaço interior e 9 na esplanada. No que toca ao futuro o responsável admite estar a pensar abrir um novo espaço na cidade do Porto, de onde já tem bons clientes.

Horário: terça-feira a quinta-feira das 12:00 às 15:00 e das 19:00 às 23:00; sexta-feira e sábado das 12:00 às 15:00 e das 19:00 às 00:00. Domingo das 12:00 às 15:00.

GarfoxFaca
Galerias Toural, loja 32, Largo do Toural, 4810-427 Guimarães.
Contacto: 253 720 905

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes