PUB
Junta da Galiza

Galiza quer reforçar trabalho conjunto com Norte de Portugal

Galiza quer reforçar trabalho conjunto com Norte de Portugal

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
Agraciado esta terça-feira com a mais alta distinção do Município do Porto, Alberto Nuñez Feijóo reforçou a necessidade de renovar o trabalho conjunto entre Galiza e Norte de Portugal.

Depois de ter recebido esta manhã a Medalha Municipal de Honra da Cidade do Porto, pelo seu contributo para o relacionamento entre o Norte de Portugal e a Galiza, o presidente da Junta da Galiza alertou que a Europa vive momentos “relevantes”, com o ‘Brexit’ e a antecipação das eleições no Reino Unido, reforçando a necessidade de renovar o trabalho conjunto entre Galiza e Norte português.
“Ambos [presidente da Câmara do Porto e da Junta da Galiza], estamos conscientes de que a Europa está num momento muito relevante, sobretudo com o cenário que se abre com o ‘Brexit’ e as iminentes eleições convocadas ou anunciadas hoje mesmo pela primeira-ministra britânica”, declarou Alberto Nuñez Feijóo.
O presidente da Junta da Galiza sublinhou que o compromisso da Galiza e do Norte de Portugal deve ser o defender a União Europeia.
“[Devemos] defender a União o máximo possível. Primeiro praticando a colaboração, porque essa é a forma de fazer a Europa. Segundo, porque agora que se estão a recolocar as peças da União Europeia, a nossa ambição tem de continuar em frente, ganhando centralidade na Europa”, afirmou o presidente da Junta da Galiza, considerando que a Eurorregião Galiza/Norte de Portugal é “um potente instrumento para o desenvolvimento dos dois países”.
“Ambos sabemos que a Eurorregião Galiza/Norte de Portugal chega a ser um potente instrumento para o desenvolvimento dos dois países. Primeiro, porque juntos conseguimos um micro mercado que conta com mais de seis milhões de pessoas e, segundo, porque juntos ganhamos massa crítica perante as instituições europeias, algo básico”, disse.
O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, entregou hoje a Medalha Municipal em Honra da Cidade ao presidente da Junta da Galiza pelo seu contributo para o relacionamento entre o Norte de Portugal e a Galiza, recordando que as duas regiões são historicamente “povos irmãos”.
No seu discurso, Rui Moreira salientou a importância do Noroeste da Península Ibérica enquanto euroregião e na cooperação histórica entre ambos os territórios, relações que hoje se manifestam em áreas como a economia, turismo, empreendedorismo, design, inovação, ciência e investigação. ” A nossa euroregião é um exemplo de cooperação transfronteiriça”, afirmou.
Na visita ao Porto, o presidente da Junta da Galiza recordou ainda o Memorando de Entendimento para a Adoção do Português como Língua Estrangeira de Opção e Avaliação Curricular no Sistema Educativo Não Universitário da Comunidade Autónoma da Galiza, assinado em fevereiro de 2015, e afirmou que a intenção atual é ir “introduzindo paulatinamente o conhecimento do português como língua estrangeira dentro da educação secundária na Galiza”.
Feijóo disse pretender também ampliar os estudos bibliográficos da língua galega e portuguesa nas respetivas bibliotecas.
Na área da Educação, o presidente da Junta da Galiza assumiu que o “programa de cooperação interuniversitária deve continuar, assim como a mobilidade de estudantes e a promoção de projetos formativos comuns”.
O responsável considera que há “quatro áreas importantes” para reforçar da colaboração entre galegos e o Norte de Portugal.
Além da área da Educação e da Cultura, Feijóo falou também no âmbito institucional e no setor da Economia, referindo a necessidade de dinamizar os “respetivos mercados”, com Jornadas de Emprego no âmbito da eurorregião e no âmbito institucional” e organizando reuniões políticas setoriais.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil