
O programa Cultura em Expansão da Câmara do Porto inaugura esta sexta-feira, dia 8 de junho, às 18h, a Galeria Portátil com a exposição fotográfica “Campinas” de Carlos Lobo, sobre este bairro.
A sessão, de entrada livre, realiza-se no Espaço Raiz – Centro Comunitário de Ramalde (antigo Jardim de Infância Vasco da Gama), situado no gaveto da Avenida de Vasco da Gama com a Rua do Dr. Alberto de Macedo.
Fruto de uma parceria com a editora de fotografia independente Pierrot Le Fou, a Galeria Portátil faz parte da vertente “Viagens” do Cultura em Expansão e consiste “na itinerância de projetos de fotografia e vídeo por diversos locais da cidade”, revela nota enviada às redações.
A programação inicial é de três exposições, a primeira das quais foi assinada por Katalin Déer e esteve patente na Estação de Metro do Campo 24 de Agosto, nos meses de abril e maio deste ano.
A Galeria Portátil é um edifício imaginário miniaturizado, inspirado na Boîte-en-Valise de Marcel Duchamp, que pretende provocar a noção de privacidade do espectador e tornar ambíguo o sentido de escala.
O projeto conta com o design e arquitetura de Pierrot le Fou, Bruno Figueiredo, Dulcineia Neves dos Santos e Pedro Bandeira, com apoio do programa Criatório.
Após a inauguração desta sexta-feira, “Campinas” de Carlos Lobo é visitável entre as 10h e as 13h e entre as 14h30 e as 17h30, de segunda a sexta-feira, até 7 de julho.