CIN

Galeria Municipal de Matosinhos recebe “Século Monstro” de Agostinho Santos

Galeria Municipal de Matosinhos recebe “Século Monstro” de Agostinho Santos

São mais de 150 obras entre pintura, objetos, esculturas e livros de artista, que a partir deste sábado, 26 de setembro, vão ocupar a Galeria da Câmara Municipal de Matosinhos. Trata-se da exposição “Século Monstro”, de Agostinho Santos, que faz uma “viagem pelos medos do Homem”, mostrando, inclusive, o “rosto do coronavírus”. 

“Interessa-me muito explorar esta faceta da dimensão humana, que tem que ver com as nossas angústias, os nossos medos, as nossas ansiedades, por considerar que são as dimensões que verdadeiramente nos unem, no sentido de que todos, em algum momento, experimentamos este tipo de sentimentos”, sublinhou Agostinho Santos, citado no comunicado enviado pelo município.

Dez das obras expostas são alusivas ao “monstro Coronavírus” e resultam de um exercício ilustrativo numa tentativa de encontrar o “bicho” e o “rosto do monstro”. De acordo com a autarquia, a exposição revisita os medos do Homem, reconhece-os e deixa-os bem impressos nas telas de grandes dimensões que cobrem as paredes da galeria.

Com curadoria do artista Albuquerque Mendes e do escritor Valter Hugo Mãe, “Século Monstro” pode ser visitado até 24 de janeiro de 2021. “Durante estes dias, percorrer o espaço da Galeria Municipal, é embarcar numa viagem pela vida e obra do artista, apreendendo diferentes formas de sentir o medo e a esperança e ponderar sobre a força da dor e da superação”, assinalam os curadores. 

Pintor, curador independente, escritor e jornalista, Agostinho Santos detém no seu curriculum mais de cerca de seiscentas exposições individuais e coletivas, a nível nacional e de projeção internacional, e a conceção de numerosos livros de desenho e pintura, conquistando diversos prémios de jornalismo e das artes.

Os jardins da Galeria Municipal recebem no sábado, pelas 17h00, a apresentação do livro de Agostinho Santos, que contará com uma conversa entre os curadores e o artista. A entrada é livre e está sujeita às regras implementadas pelo atual contexto de pandemia.

PUB
Pingo Doce Sabe Bem

Viva! no Instagram. Siga-nos.