PUB
Viva-Porto

Galeria Municipal inaugura exposição sobre fotografia

Galeria Municipal inaugura exposição sobre fotografia
A Galeria Municipal do Porto inaugura, esta quarta-feira, a exposição “Eyes wide open! 100 anos de fotografia Leica”, que explora aspetos cruciais da prática e da teoria fotográfica, da evolução tecnológica e estética às preocupações éticas e deontológicas, passando pelas mais livres expressões de artistas.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Patente até ao dia 5 de fevereiro, a exposição conta com a curadoria de Hans-Michael Koetzle e foca-se na coleção e história da empresa Leica (também da sua presença em Portugal), devolvendo um espólio de imagens que atravessam o século XX e chegam aos nossos tempos.  
Dividida em catorze núcleos, a exposição aborda a forma como o formato de 35mm transformou o olhar fotográfico no contexto da história da arte e da cultura ocidental, os efeitos da miniaturização da fotografia no trabalho criativo de amadores, artistas e fotojornalistas e, sobretudo, como a linguagem visual se alterou ao longo das décadas e, com ela, a nossa perceção do mundo. Nobuyoshi Araki, Julia Baier, Oskar Barnack, René Burri, Robert Capa, Henri Cartier-Bresson, Gérard Castello-Lopes, François Fontaine, Bruce Gilden, Eva Kemlein, Saul Leiter, Susan Meiselas, Paulo Nozolino, Victor Palla, Alexander Rodtschenko ou Christer Strömholm, serão alguns dos artistas que estarão presentes.
A entrada é gratuita.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce até 2/3