CIN

Galeria da Biodiversidade celebra 3º aniversário

Galeria da Biodiversidade celebra 3º aniversário

Esta terça-feira, dia 30 de junho, a Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva comemora o seu terceiro aniversário. Para assinalar a data, o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) propõe uma viagem no tempo, com a disponibilização online do espetáculo que, em maio de 2016, antecipou a inauguração daquele equipamento cultural de referência nas paisagens nacional e europeia.

Assim, esta terça-feira, pelas 21h, o espetáculo “Lúcia Afogada”, de Martim Pedroso & Nova Companhia, será apresentado publicamente, pela lente da Um Segundo Filmes, no canal de YouTube do MHNC-UP, onde ficará disponível em acesso livre.

“Esta será uma oportunidade única para reencontrar o enorme esqueleto de baleia que ocupa o átrio central da Galeria da Biodiversidade, e que, dando corpo à visão imaginada por Sophia de Mello Breyner Andresen no seu conto ‘Saga’, do livro ‘Histórias da Terra e do Mar’, serve também de base à narrativa museográfica segundo a qual se estrutura todo o discurso do MHNC-UP. É com este extraordinário objeto como pano de fundo que se desenrola a ação de ‘Lúcia Afogada’”, explica o MHNC-UP.

Com interpretação de Dalila Carmo e Duarte Grilo, e com recurso às mais avançadas técnicas de video mapping, este é um “espetáculo de magia, luz, brilho e som, repleto de emoção, beleza e fantasia, e também ele inspirado num conto da escritora, retirado do mesmo livro: ‘História da Gata Borralheira’”.

Mas há mais um presente: no dia do seu 3º aniversário, a entrada na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva é gratuita. “Aproveite este convite especial e não deixe de visitar o espaço que serve de palco a este espetáculo!”, convida o MHNC-UP.

Sobre a Galeria da Biodiversidade

Inaugurada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a 30 de junho de 2017, a Galeria da Biodiversidade – Centro de Ciência Viva localiza-se nos espaços da Casa Andresen, em pleno Jardim Botânico do Porto.

A Galeria da Biodiversidade é o primeiro Centro Ciência Viva de Portugal especificamente dedicado à biodiversidade. Convida a uma viagem pela vida através de um conjunto de 49 módulos expositivos e instalações, destinados a todas as idades, que contam a história da vida e da biodiversidade na Terra. Muitos dos módulos foram desenvolvidos ou adaptados especificamente para o local, com funcionalidades e características inovadoras que vão desde modelos mecânicos até às mais sofisticadas plataformas multimédia e audiovisuais.

Para além da exposição permanente, este polo do MHNC-UP tem também acolhido diversas exposições temporárias de renome internacional, como as exposições “Photo Ark” e “Sharks”, promovidas em parceria com a National Geographic.

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/take-away/encomendas/menu-seleccao-do-chef/?utm_campaign=menuchef&utm_content=290620-menu&utm_medium=banner&utm_source=vivaporto&utm_term=banner

Viva! no Instagram. Siga-nos.