A Gaiurb foi novamente premiada com a “Marca Entidade Empregadora Inclusiva” pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, I.P. (IEFP).
A Comissão de Peritos do IEFP, realizou uma avaliação às instalações, aos locais de trabalho dos colaboradores com deficiência e incapacidade, ás acessibilidades, aos equipamentos e ás viaturas por parte do Júri da Marca Entidade Empregadora Inclusiva, destacando a Gaiurb, E.M. como exemplo de boas práticas no âmbito da inclusão e responsabilidade social.
António Miguel Castro, presidente do Conselho de Administração da Gaiurb, realça que “faz parte do ADN da Gaiurb a procura constante por novas soluções que permitam respostas mais rápidas e facilitadas a processos que, pela sua natureza, são complexos e exigentes. Ao mesmo tempo, trabalhamos para que a empresa traduza os valores que procuramos aportar à nossa intervenção social, seja através da inclusão, seja pela via da responsabilidade social. Entendemos que as empresas municipais devem ser sistemas pensados para dar um exemplo de como deve ser perspetivada a dinâmica funcional, por isso, sermos distinguidos como “Marca Entidade Empregadora Inclusiva”.
O galardão é atribuído, de dois em dois anos, às entidades empregadoras que contribuam para a implementação de um mercado de trabalho aberto e inclusivo. Estas entidades são reconhecidas pelas boas práticas em matéria de gestão de recursos humanos, em quatro domínios: recrutamento, desenvolvimento e progressão profissional; manutenção e retoma do emprego; acessibilidades; serviço e relação com a comunidade.
Recorde-se que, em 2019, foi a primeira vez que uma empresa municipal, a Gaiurb EM, foi distinguida com este título, provando o esforço na adaptação dos espaços de trabalho e canais de comunicação com o objetivo de eliminar ou reduzir barreiras.