Sabor do mês PD - peixe

Gaia vota classificação de Monumento de Interesse Municipal

Gaia vota classificação de Monumento de Interesse Municipal

O antigo Posto Fiscal de Lavadores vai ser classificado como Monumento de Interesse Municipal, pelo seu valor cultural de significado para a Câmara Municipal de Gaia, “nomeadamente o seu interesse simbólico, de testemunho de vivências e/ou factos, a sua conceção arquitetónica, urbanística e paisagística e a sua importância do ponto de vista da memória coletiva e da investigação histórica”, refere a autarquia.

Esta proposta irá ser discutida na próxima reunião do executivo municipal, na segunda-feira, dia 18 de julho. O município lembra que a abertura deste procedimento de classificação aconteceu em maio de 2020.

Decorridos alguns trâmites legais, em março de 2022, “foram aprovados o projeto de decisão de classificação e a abertura de um período de trinta dias para audiência prévia dos interessados, não tendo sido registada qualquer participação”. Encontrando-se agora reunidas “todas as condições para concluir o processo de classificação”.

Referir que o Posto de Lavadores já foi utilizado como posto da Guarda Fiscal e como Unidade de Controlo Costeiro da GNR, não havendo evidência da sua utilização inicial.

Foto: CM Gaia

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem