PUB
Galiza3

Gaia vai ter um Observatório do Litoral

Gaia vai ter um Observatório do Litoral

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
O Observatório do Litoral de Gaia irá monitorizar a evolução do processo erosivo na costa do concelho e identificar zonas e situações de risco.

Investigadores das Universidades do Porto e do Minho desenvolveram, entre 2008 e 2010, e a pedido da Câmara de Gaia, o “Estudo de Erosão e Risco do Litoral de Vila Nova de Gaia”. Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da autarquia, “poderemos encontrar neste estudo o argumentário técnico para eventuais candidaturas ao novo quadro de fundos europeus”.
“Os problemas de erosão costeira no litoral de Vila Nova de Gaia tem-se vindo a fazer sentir desde o século passado mas agravaram-se nos últimos anos”, diz a proposta de criação do Observatório do Litoral de Gaia.
Apesar de “a gestão e conservação do litoral não ser uma competência municipal”, mas antes da Administração Central, o município considera que “não pode alhear-se desta problemática”, uma vez que a frente marinha do concelho é “espaço de particular relevância social, económica e ambiental”.
Como situações de risco, a autarquia aponta o “perigo” para o edificado, arruamentos e funções do litoral como a pesca e o uso balnear.
A missão do Observatório do Litoral de Gaia será a de monitorizar a evolução do processo erosivo, identificar as zonas e situações de risco, propor intervenções de defesa das dunas e da costa, propor candidaturas a fundos comunitários, desenvolver ações de sensibilização das populações e seguir o processo de revisão dos Planos de Ordenamento da Orla Costeira.
Esta nova estrutura integrará técnicos municipais e investigadores universitários para “articular intervenções com a Administração Central”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3