
O concelho de Vila Nova de Gaia vai acolher o primeiro posto de abastecimento de hidrogénio do país, num investimento de cerca de 1,5 milhões de euros, dos quais 750 mil euros serão comparticipados pelo Fundo Ambiental e o restante valor distribuído pela Câmara Municipal de Gaia e parceiros, revelou a autarquia.
Citado na nota divulgada, o presidente da Câmara, Eduardo Vítor Rodrigues, salientou que, com esta aposta, procura “aproveitar uma oportunidade de financiamento e acolher o primeiro posto do país”, um equipamento fundamentalmente dedicado a pesados, e que, segundo o autarca, poderá vir a “abastecer os futuros veículos da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP)”.
“Hydrogen Refilling Station”, assim se intitula o projeto, que de acordo com a proposta apresentada, leva o município a comprometer-se “à concessão do uso privado do domínio público para a instalação e exploração deste posto pelo prazo de 15 anos”.
A proposta que visa o concurso público para a concessão, construção e exploração deste posto foi aprovada por unanimidade na reunião de câmara de segunda-feira. Será agora discutida e votada em Assembleia Municipal.