Revista Sabe Bem (Setembro/Outubro) - PD

Gaia vai instalar depósitos para beatas

Gaia vai instalar depósitos para beatas

A medida faz parte do projeto “Gaia#100Beatas”, vencedor do Gaia Orçamento Participativo Jovem 2020 (GOP+Jovem2020), na categoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. 

De acordo com a Câmara Municipal, a iniciativa surge da preocupação ambiental decorrente da elevada deposição de beatas de cigarro na via pública, traduzindo-se num equipamento destinado ao depósito das mesmas, que será distribuído por várias freguesias do concelho, e que irá contribuir para a redução do problema. 

“Este «ecoponto» irá ostentar ainda uma pergunta apelativa, de resposta fácil e com duas opções, sendo o voto efetuado através da colocação da beata do cigarro no lado pretendido”, sendo a estrutura transparente de modo a que se possa “ver a resposta mais votada”. 

Citada na nota divulgada, Tatiana Pereira, autora do projeto, que reuniu um total de 254 votos, explicou que já tinha esta ideia há algum tempo. “Eu acredito que os jovens se preocupam com o facto de haver muita poluição, mas não sabia que ia ter tanto impacto”, afirmou, revelando que considerou que esta seria uma forma viável de colocar a ideia em prática. 

Segundo avança a autarquia, as juntas de freguesia e a Câmara Municipal irão distribuir, também, cinzeiros portáteis para incentivar o correto descarte destes resíduos. 

Recorde-se que o GOP+Jovem “pretende reforçar a qualidade da democracia e dos seus instrumentos, valorizando a democracia participativa através do envolvimento dos jovens nos processos de decisão e definição de políticas públicas, favorecendo assim a existência de uma sociedade civil forte e ativa e reforçando o compromisso com o sucesso do Plano Municipal da Juventude de Gaia”, assinala o município, que prevê o regresso da iniciativa em 2021. 

No total, foram submetidas este ano 98 propostas, sendo 21 delas consideradas elegíveis pela Comissão Técnica. 

“Todos os projetos vencedores serão inseridos no orçamento municipal para 2021 e executados nesse mesmo ano. A edição deste ano contou com um montante total de 240 mil euros, com um plafond de 40 mil euros para cada projeto”, conclui a autarquia.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/um-regresso-saboroso-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=23092022-edicao69utm_campaign=sabebem