PUB
Recheio 2025

Gaia vai criar um centro de formação em turismo

Gaia vai criar um centro de formação em turismo
A entrada em funcionamento do Centro de Formação Profissional está prevista para junho de 2016.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A Câmara de Gaia assinou na passada sexta-feira um acordo com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) para a criação de um centro de formação na área do turismo no concelho, num investimento de sete milhões de euros.
Dar resposta “às necessidades no setor do turismo, em franco crescimento” na região, formar os trabalhadores qualificados, “numa lógica de complementaridade com a oferta formativa do IEFP” já existente, são os objetivos do novo centro.
Para além disso, a iniciativa pretende também dar “apoio aos desempregados, sobretudo de longa duração” e permitir “a reciclagem de conhecimentos de trabalhadores no ativo, bem como a prossecução de estágios e políticas de emprego”, afirmou fonte autárquica.
Segue-se agora a escolha do local para o centro, a seleção do parceiro para as obras de construção do equipamento e a cedência das instalações onde o mesmo vai funcionar.
O centro vai apostar em formação nos setores da hotelaria e restauração, bem como na criação do primeiro hotel-oficina do IEFP, que inclui receção, quartos, restaurante, pastelaria entre outros espaços associados a esta área.
Esta infraestrutura vai contar ainda com uma unidade de apoio à economia social, constituído por um núcleo de desenvolvimento de políticas sociais e de apoio às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) no quadro dos novos financiamentos comunitários, disse a mesma fonte.
A entrada em funcionamento do Centro de Formação Profissional, que vai ter uma área total de 7.800 metros quadrados, está prevista para junho de 2016.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Bairro Feliz até 26 de junho