PUB
CIN Woodtec

Gaia vai criar feira municipal na zona ribeirinha

Gaia vai criar feira municipal na zona ribeirinha
A autarquia de Vila Nova de Gaia quer regulamentar a venda de artesanato na zona ribeirinha, desta forma pretende criar naquela zona uma feira municipal com 18 lugares para artesãos certificados pelo IEFP.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

“Trata-se de uma atividade maioritariamente exercida de forma ilícita, de venda de produtos artesanais e produtos indiferenciados (muitas vezes contrafação de perfumes, carteiras e outros)”, assinala a autarquia numa proposta que segue para debate na próxima reunião de câmara.  
A autarquia revela ainda que “a permanência destes vendedores no espaço público sem licença tem determinado também a instauração de centenas de processos de contraordenação”, sendo ainda considerada um “fator de insegurança para os inúmeros visitantes que aí circulam”.
Para acabar com a venda “desordenada”, e em prol de alguns produtores artesãos que ali trabalham de forma certificada, a câmara de Gaia quer assim criar uma Feira Municipal de Artesanato Qualificado que terá 18 lugares na beira-rio e outros tantos no Jardim do Morro.
“Acrescentamos que a presença de artesãos na beira-rio apresenta também um potencial turístico e de animação numa zona de excelência, uma vez que além de vender produtos artesanais certificados e muito apreciados, muitos artesãos produzem no local, o que, só por si, constitui uma atração turística”, salienta a autarquia no documento.
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo – enquanto entidade responsável pela gestão do espaço -, já deu também a autorização para a realização da feira, que “poderá ter um caráter sazonal, de maio a outubro”.
Os lugares de venda serão atribuídos aos artesãos certificados pelo IEFP por sorteio e, segundo o regulamento, terão uma mesa dobrável com 1,50 metros de comprimento, um guarda-sol na cor cru, uma cadeira dobrável e uma toalha na cor cru ou preta com vinil inscrito a identificar o artesão.

PUBLICIDADE

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem