PUB
Recheio 2025

Gaia: trabalhos de reconstrução dos regeneradores dunares já arrancaram

Gaia: trabalhos de reconstrução dos regeneradores dunares já arrancaram

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
A consolidação dunar será feita através de “um sistema de paliçadas quadrangulares”, estando previsto o “reposicionamento dos passadiços” de forma a minimizar possíveis estragos causados pelo avanço do mar.

A autarquia de Vila Nova de Gaia já lançou os trabalhos de reconstrução dos regeneradores dunares da orla costeira, afetados severamente pelo mau tempo do último inverno. A intervenção, que arrancou na passada terça-feira na Praia da Granja, estender-se-á aos 15 quilómetros da costa gaiense, num investimento camarário de 481.000 euros. O montante deverá, depois, ser devolvido aos cofres do município, no âmbito de uma candidatura ao Programa Operacional Regional do Norte.
Segundo frisou o autarca gaiense, Eduardo Vítor Rodrigues, trata-se da “segunda etapa” de um trabalho que começou a ser desenvolvido ainda antes do início da época balnear deste ano. “Nessa altura, o grande objetivo foi a reconstrução dos passadiços. Agora, finda a época balnear, vamos proceder à reconstrução dos regeneradores dunares, para garantirmos a existência de uma barreira física”, realçou. De acordo com Tiago Braga, administrador das Águas de Gaia, a consolidação dunar será feita através de “um sistema de paliçadas quadrangulares”, estando igualmente previsto o “reposicionamento dos passadiços” de forma a minimizar possíveis estragos causados pelo avanço do mar. “Preferencialmente, optamos por estruturas naturais, mas num ou noutro ponto poderemos recorrer a soluções mais pesadas”, afirmou, referindo-se, por exemplo, a um “enchimento geotêxtil, com uma extensão de 75 a 100 metros”, que será colocado na Praia da Granja, e de um “muro de proteção frontal”, que será construído para proteger uma escola junto à praia, em Valadares.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2