RECHEIO 50 ANOS

Gaia tem um novo mural para visitar

Gaia tem um novo mural para visitar

É num edifício bastante peculiar do bairro do Cedro, em Vila Nova de Gaia, que é possível visitar aquele que é um dos mais recentes murais do município, assinado pelo artista gaiense Nuno Palhas, mais conhecido como Third.

A iniciativa surge no âmbito do projeto “Meu Bairro, Minha Rua”, promovido pela Câmara Municipal local, que pretende “contribuir para a criação de uma nova forma de viver em comunidade, através de um trabalho muito próximo das pessoas, das famílias e das instituições”, procurando, assim, garantir que “as suas preocupações sejam sinónimo de um processo de revitalização permanente e participado por todos”.

Nesta intervenção, intitulada “Passado, Presente e Futuro”, Third deixou impressas as suas memórias, representativas de uma “ligação entre a comunidade e o bairro”. “Tenho muitas memórias dos bairros populares, de passar especificamente pelo Bairro do Cedro, cheio de estendais, mulheres diligentes nas suas lides, atentas aos filhos que brincavam por perto e aos muitos cães que teimavam em saltar às roupas”, sublinhou, na sua página de instagram.

Desta forma, continuou o artista, o objetivo foi simplesmente “representar essas memórias”, as memórias de um “quotidiano simples, que, atualmente, tem outras rotinas, mas onde se mantém vivo o sentido de comunidade”.

“A dicotomia entre passado, presente e futuro é difusa propositadamente, expressa na saturação de cor e na passagem para formas facetadas. Usei novamente o girassol como elemento decorativo e símbolo de fortuna, como a riqueza dos laços de vizinhança”, completou.

De referir que o projeto municipal em causa, criado através do programa “Ubuntu no Bairro”, integra duas áreas de intervenção – a área de natureza material, que engloba “pequenas obras nos espaços públicos” e a área de natureza relacional, que “promove a coesão social e visa a criação de vínculos de confiança entre os cidadãos e as instituições”.

Foto: Instagram Third

PUB
 www.pingodoce.pt/responsabilidade/bairro-feliz/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=votacao&utm_campaign=bairrofeliz