A instalação da mostra “Ver do Bago nos Mosteiros”, uma iniciativa da Rota do Românico, composta por peças que exploram a relação entre o vinho e a arte, viajou até ao Gaia Shopping, onde pode ser visitada até 7 de setembro.
A peça central da exposição é “O Códice”, um livro de grandes dimensões, com vídeo mapping interativo, ao qual se juntam peças escultóricas que remetem para as experiências sensoriais e painéis informativos para transmitir os conteúdos.
Aqui, os visitantes são convidados a “participar em experiências interativas imersivas e à leitura de conteúdos históricos, científicos e literários”.
Recorde-se que “Ver do Bago” é uma extensão do ciclo de três exposições, que celebra a relação material e simbólica entre a vinha e a paisagem cultural e humana dos vales do Sousa, Douro e Tâmega, e que pode ser também visitada no Mosteiro de Santo André de Ancede, em Baião.
O projeto é cofinanciado pelos 12 municípios que integram a Rota do Românico e pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, no âmbito da operação “O Vinho, a Arte e os Homens”. Além disso, conta com o apoio da Diocese do Porto, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, da Direção Regional de Cultura do Norte, do Turismo do Porto e Norte de Portugal, entre outras entidades.