CMPorto

Gaia será uma “cidade mais compassiva”

Gaia será uma

O município de Vila Nova de Gaia tornar-se-á uma cidade mais compassiva, através de uma parceria com a Associação «Com Paixão por Gaia», a ser debatida na reunião do executivo municipal, na próxima segunda-feira.

Segundo a autarquia, o movimento tem como objetivo “consciencializar a sociedade civil para a missão dos cuidados paliativos” e pretende, assim, estabelecer alguns objetivos, como a “capacitação dos indivíduos, família, grupos e comunidade na promoção do cuidar do doente e da família na doença avançada, no final de vida e no processo de morte, numa rede criativa, inovadora e potenciadora de melhores resultados, em articulação com os prestadores de cuidados de saúde; e ainda o estabelecimento de parcerias para uma resposta social conjugada e integrada”.

A componente da informação e formação também será reforçada, com a capacitação do cuidador através, por exemplo, de formações básicas em cuidados paliativos e “formações para os prestadores das instituições parceiras, em cursos realizados pela Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos de Gaia”.

A autarquia adianta ainda que com este acordo de colaboração, o município “irá promover o movimento «Gaia Compassiva» junto das entidades da rede social do concelho, incluindo-o ainda no Programa GaiaCuidador, na Rede Local de Voluntariado, designadamente na EMVIO (Estratégia Municipal para um Voluntariado Inteligente e Organizado) e no Plano Municipal de Saúde”.

O movimento será também divulgado nas estruturas residenciais para idosos, centros de dia e unidades e associações de apoio à multideficiência.

Foto: CM Gaia

PUB
www.pingodoce.pt/responsabilidade/premio-literatura-infantil/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=pli