A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, em conjunto com a Junta de Freguesia de Vilar de Andorinho, vai proceder à requalificação da Praceta Escultor Alves de Sousa, na zona envolvente à igreja paroquial da freguesia.
Em causa está uma intervenção que pretende “harmonizar este espaço com o edifício da junta de freguesia e o seu entorno, criando no local um verdadeiro centro cívico” e que se espera estar concluída já no próximo verão.
“A empreitada permitirá dar mais amplitude e coerência à Praceta Escultor Alves de Sousa, que assim se tornará mais aprazível para usufruto da população”, sublinha a autarquia, em comunicado.
Recorde-se que a empreitada acontece no âmbito dos objetivos traçados pelo município liderado por Eduardo Vítor Rodrigues, com o objetivo de “trazer qualidade urbana às várias freguesias”. “Queremos multiplicar os espaços de sociabilidade, de encontro, de partilha e de participação. E isso passa por melhorar, por dar qualidade estética e de materiais a espaços que estão um pouco desadequados dos tempos atuais, e até proporcionarmos, com essa adaptação, uma alteração de funções”, adiantou o autarca.
Com esta intervenção, a Câmara Municipal pretende dignificar Vilar de Andorinho e a igreja, razão pela qual, segundo acrescentou o presidente, a própria igreja será também alvo de requalificação. “Ao apoiar a igreja estamos a apoiar um património que é de todos e uma entidade que é absolutamente determinante para a qualidade de vida da população”, sustentou.
O projeto estará em consulta pública durante o período de três semanas, de forma a permitir a análise da população e o seu enriquecimento, “através dos seus contributos antes de se dar início à obra”.