Estas são algumas das novidades do Regulamento Municipal de Estacionamento de Veículos em Vila Nova de Gaia, projeto que será discutido em reunião de câmara na próxima segunda-feira e que o autarca, Eduardo Vítor Rodrigues, aponta serem “inovadoras”.
“Para mim é altamente decisivo que os comerciantes tenham um cartão com os mesmos benefícios dos moradores e, ao mesmo tempo, que haja bolsas que permitam a criação de estruturas de estacionamento para alguns grupos concretos”, explicou Eduardo Vítor Rodrigues.
Concretamente no que se refere às bolsas de estacionamento, o autarca exemplificou que se trata de espaços que na proximidade de escolas poderão destinar-se a professores. Já na proximidade de centros de saúde, destinar-se-ão a utentes e médicos, por exemplo.
Quanto ao cartão de comerciantes, este equivale ao que atualmente já existe no concelho nortenho para moradores: “Os moradores pagam 15 euros por ano para terem um cartão que lhes permite estacionar sem pôr a moedinha [pagar parquímetro]. Para os comerciantes será o mesmo”, referiu Eduardo Vítor Rodrigues.