PUB
Recheio Natal até 31-12-24

Gaia quer elétricos a atravessar a Ponte Luiz I

Gaia quer elétricos a atravessar a Ponte Luiz I

O presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, quer que os elétricos cheguem ao seu município, através do tabuleiro inferior da Ponte Luiz I.

“Gaia vê com bons olhos a extensão ao seu território do elétrico histórico”, disse Eduardo Vítor Rodrigues aos jornalistas, no final da reunião de sexta-feira do Conselho Metropolitano do Porto (CmP) – entidade à qual também preside -, após a aprovação de uma proposta que pretende passar oficialmente para a Autoridade Metropolitana de Transporte a gestão dos elétricos.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O autarca recordou que Gaia já teve elétrico, antes de o tabuleiro superior da Ponte Luiz I ser entregue ao metro, e adiantou que a intenção atual é que esse cruzamento regresse, mas utilizando o tabuleiro inferior da travessia.

A reabilitação do tabuleiro inferior da Ponte Luiz I, que está sob a alçada das Infraestruturas de Portugal, tem sido sistematicamente adiada, já que a proposta que os municípios do Porto e Gaia apresentaram, e que previa o alargamento daquela estrutura, ter levantado muitas dúvidas à Direção-Geral do Património Cultural. A ponte está incluída na zona classificada pela Unesco como Património da Humanidade e uma alteração da estrutura poderia ser rejeitada formalmente por aquele organismo.

No entanto, o presidente gaiense acredita que a situação mudou: “Temos a possibilidade de exigir às Infraestruturas de Portugal que avance com a obra, tendo em conta a nova realidade”, disse. A proposta, que poderá ser apresentada pelos municípios de Gaia e do Porto nos próximos dias, prevê que sejam colocados carris no tabuleiro inferior da ponte, passando os elétricos a conviver com o tráfego rodoviário.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2