PUB
Recheio 2024 Institucional

Gaia quer certificar a sardinha da Afurada

Gaia quer certificar a sardinha da Afurada

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR
O primeiro passo foi dado na segunda-feira, com a apresentação da Lata da Sardinha da Afurada.

A Câmara de Gaia quer certificar a sardinha da Afurada e criar uma denominação de origem para dinamizar e valorizar a comunidade piscatória. O primeiro passo foi dado na segunda-feira, com a apresentação da Lata da Sardinha da Afurada.
“O que pretendemos com este projeto é dar início a um processo de certificação, que visa combinar uma especificidade e identidade local com um projeto que tem muito de empreendedor, inovador e internacionalista desta marca Afurada, da sardinha da Afurada e de Vila Nova de Gaia, contribuindo, também, para trazer mais gente a este lado do rio e valorizar as nossas identidades”, afirmou o presidente da autarquia, Eduardo Vítor Rodrigues.
A Lata da Sardinha da Afurada, com uma edição limitada de 200 exemplares, confere mais-valias aos pescadores, às tradições e identidades locais, ao património histórico da freguesia.
“O que pretendemos é dar vida à sardinha da Afurada, prestigiando uma história, a história dos pescadores, do papel fundamental que tiveram para a vida e identidades desta comunidade e, depois, transformar este ato simbólico num momento de valorização de mais um património, material associado à própria sardinha, e imaterial com dimensão identitária”, acrescentou o autarca, avançando ainda que foi feito um convite ao arquiteto Siza Vieira para desenhar a futura Capela da Afurada.
Da autoria da incubadora de empresas We came from space, a Lata de Sardinha da Afurada foi concetualizada a partir de pesquisas no seio da comunidade piscatória, onde foram “pescados” os valores, as identidades e as tradições. “Pretendemos preencher uma lata vazia, de caráter artesanal, com tudo que a aproximasse da terra”, disse Alejandra Jaña, uma das criadoras do projeto.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem