
A Câmara Municipal de Gaia em conjunto com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) criam um projeto piloto para colmatar a necessidade de acolhimento e proteção dos animais de companhia de vítimas de violência doméstica.
«Animais protegidos, vítimas protegidas» é o nome do projeto e que pretende auxiliar a Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD) em situações que esta não possam garantir.
O protocolo será discutido na reunião de Câmara dia 19 de julho, no salão nobre dos Paços do Concelho.
A CIG, no primeiro trimeste de 2021, procedeu à recolha de necessidades “adaptação na RNAVVD, no âmbito do qual concluiu que a maioria das vítimas considera não dispor de condições de acolhimento de animais de estimação” conforme se pode ler em comunicado.
A organização, conseguiu perceber que existe uma necessidade de ajuda à vitima e ao animal de companhia dado que “os atos de violência doméstica podem estender-se a outros membros do agregado familiar e também atingir os animais de companhia que residam no mesmo lar ou perto da pessoa agressora. Além disso, muitas vítimas não querem pedir apoio e adiam a sua saída de uma relação violenta com receio pela segurança dos seus animais, optando muitas vezes por permanecer em situações de alto risco à sua integridade física e psicológica”.
O Município de Gaia compromete-se ao rápido acolhimento dos animais de companhia das vítimas de violência doméstica que lhe sejam sinalizados pelas entidades da RNAVVD, depois de devidamente validados pela CIG., garantindo a alimentação e os cuidados médico-veterinários que precise.