PUB
Recheio 2024 Institucional

Gaia prossegue com Plano Municipal de Arborização

Gaia prossegue com Plano Municipal de Arborização

O Plano Municipal de Arborização de Vila Nova de Gaia prevê a plantação de 10 mil árvores até final de 2021, num investimento total aproximado de 500 mil euros.

Com algumas limitações desde o seu arranque, em março, devido à atual situação de pandemia, o Plano Municipal de Arborização de Gaia contou com a ajuda, no passado sábado, de um grupo de cerca de uma dezena de jovens voluntários, que plantou diferentes espécies de árvores no jardim da rua Velha dos Lagos, em Vilar do Paraíso.

Nesta primeira fase do Plano, foram selecionados espaços verdes já existentes e próximos de habitações, ou mesmo integrados na zona urbana. As espécies foram escolhidas de acordo com o seu porte e as características biológicas do local a que se destinam. “Assim, por exemplo, para as plantações nos locais junto do mar foram escolhidas espécies que suportem a salinidade e a influência do mar. As árvores e/ou arbustos foram escolhidos atendendo à tipologia do jardim e ao seu enquadramento”, explica a autarquia.

Este plano pretende definir os princípios gerais a considerar na utilização da vegetação na composição e valorização dos espaços urbanos, bem como realizar o diagnóstico da situação do arvoredo urbano no concelho, identificando e tipificando casos, acrescenta. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Já foram plantadas cerca de 450 árvores. A plantação foi feita em todas as freguesias do concelho e neste momento está a dar-se continuidade aos trabalhos de arborização em novas caldeiras e espaços ajardinados, tendo em conta as sugestões das juntas de freguesia e as propostas da autarquia.

A previsão é de que “nos próximos dois a três meses se consiga duplicar o número de plantações feitas até agora”.

“Findo este plano, dar-se-á início a um novo, prevendo a plantação de mais 10 mil árvores com especificidades distintas, uma vez que se tratará de espécies autóctones e árvores muito jovens, destinadas a espaços de arborização ou florestação mais protegidas da via pública”, avança a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia. 

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem