Na última quarta-feira, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia deu início à apresentação da exposição itinerante “Campanha de Sensibilização dos Direitos dos Jovens”, que expõe “dramatizações visuais”, captadas em fotografia, e acompanhadas por mensagens escritas por jovens que expressam a sua visão sobre alguns dos seus direitos.
A iniciativa envolve o trabalho de 34 jovens, naturais do município Gaiense, e surge no âmbito da campanha de sensibilização para os direitos humanos, promovida pelo Gabinete de Juventude.
“Daqui nasceu um trabalho de informação, reflexão e capacitação que decorreu entre 21 de novembro e 4 de dezembro”, lê-se na nota divulgada pela autarquia, que refere que os jovens abordaram a temática em causa de “forma inspiradora”.
Depois da primeira apresentação da exposição, que teve lugar no agrupamento de escolas Gaia Nascente, a “Campanha de Sensibilização dos Direitos dos Jovens” vai percorrer as escolas secundárias e profissionais do concelho. A mostra termina no início do mês de abril.
O vereador da Juventude da Câmara Municipal de Gaia acredita que a exposição será uma “fonte de inspiração”, e que, além de sensibilizar outros jovens, terá um efeito especial em toda a comunidade, ajudando também a “identificar contributos, soluções e novas formas de fortalecimento de políticas de juventude”.
“O Município de Gaia sente-se honrado por este trabalho realizado por 34 jovens, que deram a conhecer a sua visão sobre os direitos humanos a nível mundial, especialmente aqueles que tocam milhões de jovens”, completou Elísio Pinto, citado no comunicado.
Fotografia: CM Gaia