PUB
Recheio 2024 Profissional

Gaia: projeto C2iD financiado pela Portugal Inovação Social

Gaia: projeto C2iD financiado pela Portugal Inovação Social

Construir uma rede local de suporte aos cuidadores na área da deficiência é o objetivo do projeto “C2iD – Capacitar os Cuidadores Informais”, da Associação Portuguesa de Deficientes (APD), que viu aprovado o seu financiamento, numa candidatura conjunta com a Câmara Municipal de Gaia à iniciativa Portugal Inovação Social.

Destinada aos cuidadores de pessoas com deficiência ou incapacidade, a iniciativa visa a melhoria da sua qualidade de vida, combatendo o isolamento social através da construção de uma rede local de suporte customizada ao cuidador.

“A elevada responsabilidade do papel de cuidador é, em muitos casos, uma fonte de stresse provocada pela sobrecarga de exigências, às quais nem sempre consegue responder-se com a eficácia desejada”, salienta o comunicado da Câmara de Gaia. “Consequentemente, verifica-se um impacto negativo quer a nível físico, quer a nível psicológico e social, o que se reflete numa diminuição da qualidade de vida e do próprio apoio prestado”, acrescenta.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O projeto propõe assim o acompanhamento de 150 cuidadores, focando a sua intervenção no indivíduo, mas incluindo também as vertentes familiar e institucional. “Pretende, assim, atender às múltiplas necessidades enfrentadas pelos cuidadores no seu quotidiano, prestando uma resposta articulada entre instituições e respetivos profissionais, de modo a proporcionar uma solução eficaz. Está, também, previsto o desenvolvimento de uma aplicação capaz de reunir todas as informações e recursos disponíveis na comunidade”, avança a nota enviada à VIVA!.

Com um orçamento global a rondar os 250 mil euros, o projeto conta com uma comparticipação, por parte do Município de Gaia, de 33 mil euros.

O “C2iD – Capacitar os Cuidadores Informais” é um dos projetos de inovação e empreendedorismo social que será dado a conhecer no Webinar “Iniciativas de Inovação e Empreendedorismo Social”, agendado para 4 de agosto, entre as 10h e as 12h, com transmissão online em www.cm-gaia.pt.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem