O Gaia Orçamento Participativo Jovem (GOP+Jovem) recebeu, este ano, um total de 5238 votos.
Com um aumento de 122% em relação ao GOV+Jovem 2020, que reuniu apenas 2355 votos, esta edição conquistou uma votação recorde, tornando-se “a mais participada de sempre”, revelou a Câmara Municipal de Gaia.
“A adesão foi notável e superou todas as nossas melhores expectativas. O GOP + Jovem 2021 é uma forma de elevação das juventudes do concelho”, realçou Elísio Pinto, vereador da Juventude, sublinhando ainda que se trata de uma “oportunidade fantástica” da população mais jovem se tornar “agente de mudança do seu concelho”.
Na categoria de “Criatividade, Cultura e Desporto”, o projeto mais votado foi “World Garden”, de Beatriz Bensabat. Trata-se de um jardim multicultural, que vai nascer na União de Freguesias de Gulpilhares e Valadares. Por sua vez, em segundo lugar ficou o projeto “Centro Municipal de Lançamentos”, de Joana Fortuna, que, segundo explica a autarquia, prevê a construção específica de um espaço de treino para as disciplinas de lançamento na modalidade de atletismo.
Em “Meio Ambiente e Sustentabilidade”, destaque para o “Jardim da Felicidade”, de Andreia Gonçalves, um espaço verde comunitário para a União de Freguesias de Pedroso e Seixezelo, que se sagrou vencedor. “Gaia Bebe Água”, de Mariana Santos, que prevê a instalação de pontos de água na zona central do concelho, ficou em segundo lugar.
Por sua vez, na categoria “Tecnologias e Empreendedorismo”, o vencedor foi “We Gaia”, uma aplicação informática vocacionada para a promoção turística do concelho, promovida por Filipa Martins, e em segundo lugar ficou “Gaia Discover”. A proposta de Mariana Ribeiro prevê “a descoberta cultural e patrimonial do concelho, tendo em vista a beneficiação da economia local.
Todos os projetos serão implementados ao longo do próximo ano.
Recorde-se que a edição 2021 do GOP+Jovem dispõe de um montante global de 360 mil euros.
No âmbito da presidência eslovena do Conselho da União Europeia, o GOP+Jovem 2021 será apresentado em Ljubliana na 10.ª Conferência da Intercity Youth.