Santander Escolhas 1

Gaia: Museu Ubuntu conta as “histórias da cidade”

Gaia: Museu Ubuntu conta as “histórias da cidade”

Os munícipes gaienses têm, agora, ao seu dispor um museu virtual onde podem contar as inúmeras histórias que ajudam a construir a narrativa de Vila Nova de Gaia. Trata-se do Museu Ubuntu, um museu virtual, criado no âmbito do projeto “Ubuntu no Bairro”, que pretende preservar “a memória” da cidade.

“Através das pessoas, atores e autores das suas histórias, contamos e guardamos as memórias individuais e coletivas que constituem um importante património imaterial do município”, lê-se na página oficial do museu.

O seu acervo, continua, representa, além de um “fabuloso recurso para memória futura”, uma “celebração e uma homenagem sempre no presente a todos os que fazem a história dos nossos dias”.

Sendo um “museu aberto a todos”, todos os cidadãos têm a oportunidade de contar, na primeira pessoa, “a sua narrativa e o seu contributo para a comunidade, sublinhando a importância de sermos com os outros”.

De referir que o Museu Ubuntu nasceu do projeto “Ubuntu no Bairro”, promovido pelo Instituto Padre António Vieira (IPAV), em parceria com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, através do programa “Meu Bairro Minha Rua”.

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/comida-fresca-takeaway/encomendas/menu-seleccao-do-chef/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=menuchef