A rede de autocarros Unir está a implementar novos postaletes em Vila Nova de Gaia, com a autarquia a anunciar o lançamento de uma plataforma de mobilidade online até meados de outubro. A instalação está a ocorrer em três áreas distintas do concelho, em simultâneo.
O concurso público, lançado em fevereiro, dividiu o projeto em três lotes. A instalação será realizada a partir da interseção das freguesias de Pedroso/Seixezelo, Perosinho/Serzedo e Canelas, abrangendo várias freguesias em cada lote.
O lote 1 cobre áreas como Canidelo, Madalena, Mafamude e Vilar do Paraíso, entre outras. O lote 2 abrange freguesias como Avintes, Pedroso e Seixezelo, e o lote 3 inclui Arcozelo, Grijó e outras. A rede Unir, que começou a funcionar em dezembro de 2023, está agora a equipar as paragens com novos postaletes, cerca de dez meses após o início da operação.
Segundo o Porto Canal, os horários a serem afixados nas paragens são da responsabilidade dos operadores de cada lote, conforme esclareceu o município, que substituiu todos os sinais de paragem anteriores pelos novos da Unir. Estes sinais incluem um código QR que permitirá aos utilizadores aceder à plataforma digital Mob+, cujo lançamento está previsto para breve.
A plataforma digital proporcionará informações sobre trânsito, interrupções, condicionamentos e dados sobre transportes públicos. Além disso, disponibilizará dados sobre estacionamento, zonas para veículos de emergência, bicicletas, trotinetes e percursos cicláveis.