Sabor do mês PD - peixe

Gaia: “Mítico” campo municipal de S. Tiago está a ser requalificado

Gaia:

O futuro estádio municipal de S. Tiago, em Oliveira do Douro, servirá várias freguesias do concelho de Vila Nova de Gaia e será mais uma estrutura ao dispor dos clubes para a formação das camadas mais jovens do concelho. O espaço deverá estar totalmente requalificado no início de 2022.

Outrora utilizado pelo Futebol Clube de Oliveira do Douro, o campo de S. Tiago deixou de ser usado por falta de condições e por insuficiência de dimensões.

Com o objetivo de “dar-lhe um novo uso e criar condições para a sua utilização e rentabilidade”, a Câmara Municipal de Gaia decidiu avançar agora com a sua requalificação.

A intervenção pretende “recuperar o máximo possível de elementos construídos, tendo em consideração o seu estado de conservação e segurança para os futuros utilizadores. A cobertura da bancada demonstra degradação, com sinais de ferrugem, que poderão ser corrigidos com uma pintura adequada ou substituição das chapas degradadas”, explica a autarquia.

Os balneários não serão recuperáveis já que apresentam “condições de salubridade e conforto muito deficitárias”. O novo projeto incluirá assim dois balneários exclusivos para árbitros e quatro para jogadores.

Serão ainda construídas instalações sanitárias para o público, com condições para a inclusão de cidadãos com mobilidade reduzida ou condicionada.

A intervenção inclui ainda a ampliação da área junto à entrada de forma a acomodar uma sala de espera, uma secretaria, um posto médico e uma arrecadação para equipamentos desportivos.

“Por sua vez, o túnel existente que faz a comunicação entre balneários e campo de jogo será mantido e requalificado. Também a bancada será recuperada, permitindo cerca de 268 lugares sentados”, adianta a autarquia, em comunicado.

No campo de jogo será aplicado relva sintética, redimensionando-o para possibilitar a criação de dois campos para futebol de sete e um campo para futebol de nove.

O futuro estádio municipal de S. Tiago terá mais de 7,5 mil metros quadrados, 5,6 dos quais serão área de jogo. A intervenção estará concluída, previsivelmente, no início de 2022, e representa um investimento de cerca de um milhão de euros.

A requalificação do campo de S. Tiago irá aumentar a oferta na área formativa, “um domínio que a autarquia reconhece como fundamental para o desenvolvimento dos jovens, contribuindo para a melhoria da saúde física e mental e para a promoção da cidadania ativa e da inclusão social”.

Segundo explica a autarquia, o Estádio Municipal da Lavandeira, também localizado em Oliveira do Douro, “encontra-se totalmente lotado” com quatro grupos desportivos, quer ao nível da formação, como do futebol sénior, não tendo, por isso, capacidade para albergar todas as necessidades desportivas.

“Este novo campo servirá várias freguesias e estará ao dispor da comunidade, sendo mais uma estrutura ao dispor dos clubes para a formação das camadas mais jovens do concelho”, indica Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes