A carrinha, devidamente equipada, vai percorrer os 59 lares de idosos e pessoas com deficiência do concelho de Vila Nova de Gaia.
“Desde o início consideramos o diagnóstico nos lares como uma estratégia fundamental para identificar potenciais positivos e evitarmos contaminações gerais”, sublinha Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.
Assim, todos os 1.700 utentes e 850 profissionais dos lares de idosos e pessoas com deficiência do concelho serão testados.
No comunicado enviado à VIVA!, o município diz-se “cansado de esperar” pelo ACES Gaia Norte, pelo que decidiu avançar sozinho para rastreio a idosos e profissionais. Assim, a autarquia alugou uma carrinha devidamente equipada, contratou nove enfermeiros e assumiu um protocolo com o Hospital de Gaia. Serão feitos testes em todos os lares, nove horas por dia e sete dias por semana, sendo expectável que o processo, que teve início no sábado, no Lar Santa Isabel, em Mafamude, esteja concluído em dez dias.
O agendamento de testes depende, formalmente, do agendamento dos ACES (Agrupamentos de Centros de Saúde) e da ARS (Administração Regional de Saúde).
De referir que Vila Nova de Gaia dispõe de três centros de testes à Covid-19: Espaço Mais Grijó (rua da Fonte Branca, 380), em parceria com a Unilabs; Rua 14 de Outubro, em frente à PSP, em parceria com o Laboratório Germano de Sousa; e, desde a passada sexta-feira, no Pavilhão Municipal da Lavandeira, em parceria com o laboratório Synlab.