PUB
Recheio 2024 Profissional

Gaia já acompanhou 577 vítimas de violência com o programa “+Protege”

Gaia já acompanhou 577 vítimas de violência com o programa

Criado, em 2018, com o objetivo de “assegurar um acompanhamento da vítima”, o programa “Gaia Protege+” acompanhou, em apenas cinco anos, 577 pessoas. Atualmente, existem 187 processos abertos e em acompanhamento, 72 dos quais com filhos menores.

Os números em causa foram, recentemente, avançados pela Câmara Municipal local, num comunicado onde indica que ao longo dos anos o “número de processos abertos variou”. Implementado enquanto Estrutura de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica, o programa registou, em 2019, um total de 134 processos e em 2022 de 117, o que se refletiu nos períodos de “maior procura”.

“As vítimas são, maioritariamente, portuguesas, do sexo feminino, com escolaridade desde o 1.º ciclo ao ensino superior. A grande maioria recebe o salário mínimo nacional ou está em situação inativa. Trata-se, sobretudo, de violência física, psicológica, sexual e económica”, detalha a autarquia liderada por Eduardo Vítor Rodrigues.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Segundo adianta, o programa “Gaia +Protege” contempla três áreas de atuação – promoção da igualdade, através de um serviço responsável pela elaboração, execução e monitorização do Plano Municipal para a Igualdade de Vila Nova de Gaia 2022-2025; prevenção de vários tipos de violência, nomeadamente doméstica, de género, tráfico de seres humanos, mutilação genital feminina, bullying, ciberbullying, entre outras; e ainda assistência e acompanhamento de vítimas, ao nível psicossocial e jurídico, de forma gratuita.

Com este projeto, o município pretende “ser um pilar de proteção para as pessoas que procuram este serviço municipal” e, simultaneamente”, “prevenir as várias formas de violência” e garantiu um acompanhamento, gratuito, às vítimas.

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem