A Câmara Municipal de Gaia anunciou que vai lançar um concurso público internacional, no valor de 10 milhões de euros, para a reabilitação, manutenção, conservação e ampliação de equipamentos municipais, onde se incluem equipamentos escolares, desportivos, culturais e as instalações municipais.
Segundo explica a Câmara de Vila Nova de Gaia, o investimento será dividido em dois lotes de 5 milhões cada, que resultam da divisão geográfica do território em duas grandes áreas de intervenção.
“O município vai lançar concurso público internacional para celebração de acordo-quadro. Todas estas estruturas carecem frequentemente de intervenções, de forma a garantir as melhores condições para sua utilização”, refere o comunicado.
A autarquia considera que “o recurso a um acordo-quadro para a realização deste tipo de intervenções se tem revelado bastante eficiente”, acreditando “que esta será a ferramenta mais indicada para continuar a resolver este tipo de situações”.
Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Gaia, “estes instrumentos são fundamentais para agilizar os processos, descomplicando a burocracia. Os serviços ficam, assim, dotados de um meio mais prático e expedito, em economia de meios e repetição de procedimentos, uma vez que, perante as necessidades concretas de execução de trabalhos de idêntica natureza, apenas se efetuará um simples procedimento de adjudicação, ‘chamando’ os adjudicatários a intervir”.
As obras de reabilitação, manutenção, conservação e ampliação de equipamentos municipais irão abranger diversos tipos de equipamentos.
No que diz respeito aos escolares, a autarquia refere estar sob sua alçada mais de 170 estabelecimentos, divididos entre o ensino pré-escolar e o ensino básico.
São cerca de trinta os equipamentos desportivos detidos pela autarquia, entre os quais se encontram o Complexo Desportivo Parque da Cidade e o Centro de Alto Rendimento, bem como piscinas, estádios, pavilhões e polidesportivos. Como salienta o comunicado enviado à VIVA!, “os equipamentos desportivos têm desempenhado um papel fulcral na saúde e bem-estar físico e mental dos munícipes, enquanto contribuem para a fixação da população”.
Quanto a equipamentos culturais, o Município de Gaia dispõe de sete: Corpus Christi, Casa Barbot, Casa Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo, Solar Condes de Resende, Biblioteca Municipal, Auditório Municipal e Cine Teatro Eduardo Brazão.
“Por fim, existem, ainda, mais de cinquenta instalações, com características muito distintas e onde funcionam os serviços municipais”, indica ainda a nota.