PUB
Recheio 2024 Institucional

Gaia inaugura o primeiro parque canino do concelho

Gaia inaugura o primeiro parque canino do concelho

No próximo sábado, 13 de novembro, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia inaugura o primeiro parque canino do concelho, na rua Caminho do Ribeiro, em Arcozelo. Intitulado “Park’Animal”, o equipamento dispõe de uma área de 800 metros quadrados, e será “inteiramente dedicado aos companheiros de quatro patas”.

O projeto em causa, da autoria de Mariana Carvalho, foi um dos vencedores do Gaia Orçamento Participativo Jovem de 2019, na categoria “Beneficiação e Arranjo Estético da Cidade”, com um total de 47 votos.

O objetivo é que o “Park’Animal” seja um “espaço de lazer onde os animais possam divertir-se e praticar algum exercício, livres de trelas”. Além disso, a autora idealizou também uma área vedada “para evitar fugas”.

Mariana Carvalho pretendia “renovar um espaço que se encontra disfuncional (Circuito de Manutenção de Arcozelo)” e, assim, “dar aos animais um local adequado para os seus passeios, onde não tenham restrições, reduzir a quantidade de dejetos animais espalhados pelas ruas e jardins públicos e diminuir as fugas e/ou acidentes durante os passeios na via pública”.

Assim, avança a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, foi criado “um espaço amplo, repleto de equipamentos caninos que formam um circuito e onde é mantida uma zona central de clareira para que possam exercer a atividade física sem obstáculos e em total segurança”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A autarquia investiu um total de 20 mil euros na execução do projeto, que conta também com o apoio da Junta de Freguesia de Arcozelo.

“Estamos a trabalhar para valorizar os direitos e a voz dos jovens, reconhecer a importância do trabalho na área da juventude e criar condições e oportunidades para que os jovens participem ativamente no desenvolvimento da cidade”, salientou Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal.

Com o Gaia Orçamento Participativo Jovem (GOP+Jovem), os jovens de Gaia são convidados a participar, a apresentar ideias para a cidade e, no final, a eleger os projetos vencedores. Na última edição, a autarquia disponibilizou um montante total e recorde de 360 mil euros, o maior do país, tendo estado três áreas a concurso: criatividade, cultura e desporto; meio ambiente e sustentabilidade; e tecnologias e empreendedorismo.

De referir que a inauguração do “Park’Animal” está marcada para as 15h00.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
PD- Literarura Infantil