RECHEIO 50 ANOS

Gaia inaugura primeira piscina com água aquecida do país

Gaia inaugura primeira piscina com água aquecida do país

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia preparou um verão recheado de novidades nas suas praias, entre as quais a piscina “com água do mar aquecida”. A nova atração situa-se na praia de Canide Norte e abriu este sábado, dia 30, com uma enchente de veraneantes e curiosos.

A autarquia revelou que a piscina, com horário de funcionamento entre as 9h30 e as 19h30, tem “20 por 25 metros, entre os bares Ar de Mar e Grão de Areia” e a temperatura da água oscila entre os 28 e os 29 graus.

Assim, a água salgada, aquecida por painéis solares, é mais um motivo para os veraneantes, que não apreciem a temperatura mais fria das águas do Norte, se dirijam à praia de Canide.

Esta zona terá também uma proteção para o vento, ou como é conhecida, a célebre “nortada”. O equipamento, “assegurado por um conjunto de barracas”, tem “um fundo de areia, podendo ser desmontado no final da época balnear e montado de novo no próximo ano”.

De acesso gratuito, a piscina tem a profundidade máxima de um metro, onde os banhistas podem permanecer durante pelo menos meia hora. A ocupação do equipamento faz-se por ordem de chegada, sendo que a lotação máxima é de 50 pessoas.

Na água não são permitidas bolas nem raquetas, boias, com exceção das braçadeiras e boias de bebé, saltos e mergulhos. Comer, beber e fumar fazem também parte das restrições.

Este é um projeto único em Portugal, que surge com o objetivo de permitir que pessoas mais idosas e crianças possam usufruir de um dia de praia mais agradável e confortável.

Contudo, as novidades estendem-se à praia de Brito, em S. Félix da Marinha, que possui condições para que possa ser frequentada por animais de estimação. A praia pet friendly, a primeira da região do Porto, inclui também “equipamentos de apoio” assim como “alguns obstáculos”, de forma a promover a distração dos amigos de quatro patas.

De acordo com informação avançada pela autarquia liderada por Eduardo Vítor Rodrigues, este ano, a praia de Salgueiros junta-se ao leque de “Praias Acessíveis”, pelo que possui “melhores condições” para cidadãos com mobilidade reduzida.

Depois de Aguda, Canide Norte, Miramar (Norte), Senhor da Pedra e Valadares Sul, esta é, assim, a sexta praia a pensar neste tipo de banhistas. “Nestas praias, recorde-se, é facilitado por bombeiros o acesso à praia e a banhos de mar, através de veículos especiais”.

A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia acredita que estas novidades contribuirão para a “valorização e dinamismo das praias” do concelho.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem