Recheio Natal 2021

Gaia inaugura espaço cívico dos Carvalhos

Gaia inaugura espaço cívico dos Carvalhos

Depois de 10 meses de trabalhos de requalificação, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia inaugurou, no último sábado, o novo espaço cívico da feira dos Carvalhos.

Em causa, recorde-se, está uma empreitada na ordem dos dois milhões de euros, assegurada pela autarquia liderada por Eduardo Vítor Rodrigues, que, além de dotar a Feira dos Carvalhos de “melhores condições” pretendeu também “criar um polo dinamizador para eventos culturais e de lazer”.

Atualmente, o espaço já está em condições de ser usufruído pela população, contudo a feira, com periodicidade semanal, só deverá arrancar no local “a partir do início do próximo ano”, avançou o município.

Além disso, acrescentou ainda, serão também adquiridas “tendas amovíveis, através de concurso público, para disponibilizar aos feirantes”, de forma a proporcionar-lhes “melhores condições de trabalho”.

Desde o início do processo de reabilitação do espaço, iniciado em janeiro deste ano, a Feira dos Carvalhos decorre na alameda da Senhora da Saúde e nos espaços adjacentes, onde foram “criadas condições para o acolhimento dos feirantes e do público”.

A feira, em Pedroso, iniciou a sua atividade em 1758, no Largo do Moeiro. Com o acentuado aumento de vendedores, o espaço foi ficando pequeno, havendo a necessidade de transferir a feira, em 1850, para o atual Largo França Borges.

Posteriormente, em 1971, embora as obras ainda não estivessem concluídas, foi inaugurado o espaço atual, localizado no Largo da Feira Nova. Contudo, ao longo da última década, as “instalações tornaram-se obsoletas”.

Fotografia:CM Gaia

PUB
www.pingodoce.pt/responsabilidade/premio-literatura-infantil/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=26112021-pli&utm_campaign=pli

Viva! no Instagram. Siga-nos.