
Requalificar o património e combater a desertificação que se tem verificado no núcleo ribeirinho histórico de Arnelas, em Olival, são os objetivos das intervenções levadas a cabo pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.
Arnelas terá um núcleo ribeirinho mais contemporâneo e atrativo, assegura a autarquia, que está a reabilitar o espaço público de um conjunto de arruamentos.
Esta intervenção do espaço público, que durará cerca de um mês, contempla a substituição de parte da rede de drenagem de águas residuais domésticas e fluviais, da rede de distribuição de água por uma nova conduta e a remodelação das redes de distribuição de energia elétrica, iluminação pública e de telecomunicações, substituindo-se as redes aéreas existentes por subterrâneas.
O núcleo ribeirinho de Arnelas é constituído por um conjunto de construções quase todas anteriores a 1951, muitas delas em estado de degradação.
Assim, para “inverter o processo de deterioração e desertificação” que se tem verificado na zona, a Câmara de Gaia vai também reabilitar um dos imóveis, estando para breve o lançamento do concurso público.
“O espaço a reabilitar irá manter a sua traça original, conferindo à nova construção alguma contemporaneidade, sendo que a sua reabilitação integral destinar-se-á a habitação e realojamento de família residente na proximidade deste local”, avança a autarquia.
As duas empreitadas – habitacional e do espaço público – terão um custo aproximado de 770 mil euros.
Recorde-se que o espaço público do lugar de Arnelas, pelo seu interesse e origem histórica, encontra-se classificado no PDM em vigor como «Património Arquitetónico de Proteção Estrutural», o que lhe confere especial identidade e referencial urbano.